Celular

Phishing do WhatsApp simula notificações por e-mail

Serviço de chat não envia mensagens via e-mai. Tática é utilizada para roubar informações de usuários.

Por Italo Carvalho 🗓️ Publicado em 30/04/2015 • 🔄 Atualizado em 11/06/2024
artigo 9e6ebe53e5ce40b6f7251f609390f7ce whatsappphishing 2 NnsPM2W

Phishing do WhatsApp

Desde o ano passado, alguns usuários relatam que receberam notificações do WhatsApp via e-mail. Mas já que nenhuma conta de e-mail é exigida ao utilizar o serviço de chat, você deve ignorar este tipo de mensagem ao recebe-la, pois trata-se de “phishing”.

Phishing é uma “técnica” utilizada por usuários que tentam roubar dados bancários ou outro tipo de informação de terceiros, enviando mensagens que simulam e-mails de bancos, operadores de cartões de créditos e outras instituições financeiras em geral.

Acontece que o Phishing também é utilizado para simular mensagens de redes sociais e outros serviços mobile, que é o que vem acontecendo com o WhatsApp. Como mostra a imagem abaixo, a mensagem indica que você recebeu uma mensagem de voz, e o convida a clicar em um botão para ouvi-la.

whatsapp phishing

Ao clicar no botão, geralmente um software é baixado e instalado em seu computador. Com isso, além de ser uma provável vítima de um adware, o software poderá monitorar suas ações e obter informações detalhadas sobre suas atividades online.

O primeiro passo para evitar esse tipo de “técnica” é manter um bom antivirus sempre atualizado, além de ter bastante atenção ao receber e abrir e-mails, sempre tentando garantir a veracidade das informações obtidas através das mensagens eletrônicas. Além disso, procure evitar acessar os links que acompanham e-mails de fontes não confiáveis.

Escrito por

Italo Carvalho / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Leia Também