2 minutos de leitura
"Manter a versão atual do Windows garante que seus apicativos continarão funcionando."
Quem tem pelo mens 40GB de espaço disponível no disco rígido do seu PC (seja ele notebook ou desktop), pode ser uma boa ideia instalar o Windows 7 e manter a versão atual do sistema operacional instalada. A principal vantagem de se fazer isso é assegurar que as aplicações ja instaladas no PC irão continuar a funcionar, apesar de o Windows 7 oferecer o modo de compatibilidade.
O procedimento de instalação é relativamente simples e a maior dificuldade está em diminuir a partição do disco rígido para liberar espaço para o novo sistema operacional.
Antes de começar, é recomendado fazer um backup de seus dados ou mesmo criar uma imagem de seu sistema antigo. Isso é importante porque vamos alterar a estrutura de arquivos do disco rígido; caso aconteça algo errado, como acabar a energia elétrica durante o processo, os dados podem ficar seriamente comprometidos.
Um bom programa para criar uma imagem, com interface extremamente amigável, é o Macrium Reflect Free.
Backup feito, o próximo passo é buscar um programa para particionar o disco rígido. Sugerimos três opções, todas versáteis e que redimensionam partições sem apagar nada.
Programa de gerenciamento do computador: Se você utiliza o Windows Vista, já tem um. Para acessá-lo, clique em Iniciar e, em seguida, com o botão direito do mouse, clique em Computador. Agora escolha o item Gerenciar.
No painel esquerdo do programa, escolha o item Armazenamento. Agora clique em Gerenciamento de disco. No painel ao lado direito, estará a visualização do seu disco. Clique com o botão direito do mouse, como mostra a figura abaixo, e no menu que se abre, escolha a opção Diminuir volume.
Agora é com você: escolha o tamanho desejado para a partição do Windows 7. A dica é seguir o bom senso e deixar espaço suficiente para se trabalhar com os dois sistemas instalados.
EASEUS Partition Master: Muito fácil de usar, com interface gráfica intuitiva. Pode ser instalado tanto no Windows XP, quanto no Vista. Entretanto, a versão gratuita suporta apenas sistemas de 32 bits. Caso seu sistema seja de 64 bits, a edição Professional custa 32 dólares.
GParted Live: É um dos utilitários que vieram do código aberto do Linux e o download pode ser feito no site da Sourceforge. O arquivo está em formato ISO e é necessário gravar um CD para a instalação ser feita. Faça o download gratuito do ISO Recorder para montar o CD com o GParted Live.
Com o disco pronto, faça o boot com ele e sua execução será automática. Depois de carregado, basta redimensionar a partição.
Seja qual programa for utilizado, recomendamos diminuir a partição (do XP ou Vista) em, no mínimo, 40 GB. Isso será suficiente para instalar o Windows 7 e ter espaço para outros programas.
Feita a divisão das partições, basta iniciar o computador com o DVD do Windows 7 e começar a instalação na partição nova. Quando o sistema perguntar o tipo de instalação que você deseja, escolha Personalizar (avançado). Na tela em que aparece a pergunta Onde você deseja instalar o Windows?, selecione a opção Espaço não alocado.
O programa de instalação do Windows 7 irá criar automaticamente uma tela de dual boot. Ao ligar o computador, uma tela exibe os sistemas instalados para que o usuário escolha qual sistema deve ser carragado.
Qualquer que seja a versão do Windows escolhida, a outra partição será visível como outra unidade de disco. Isso significaque é possível acessar todos os seus arquivos em ambas versões do Windows.
No results available
ResetSem resultados
Reset