Ferramentas para Twitter

Pino

V. 0.2.11

Cliente do Twitter para Linux.

Por Pedro Rocha 🗓️ Publicado em 30/05/2018 • 🔄 Atualizado em 14/06/2024

Pino é um pequeno e simples cliente para Twitter e Identi.ca (um outro microblog ainda pouco conhecido). Além de seu tamanho reduzido, este aplicativo também é bastante ágil e possui uma usabilidade bem interessante.

Sua instalação é um pouco diferente das que estamos acostumados a realizar em ambientes GNU/Linux. Assim que terminar de baixar o minúsculo pacote (link de download ao final desta página) de aproximadamente 200 Kb, navegue até o novo diretório onde contém os arquivos do Pino e execute os comandos “mkdir build”, “cd build”, “cmake ../ -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr -DUBUNTU_ICONS=OFF -DENABLE_DEBUG=OFF”, “make” e “sudo make install” respectivamente.

Esta sequência de comandos é necessária para a criação de um local onde serão compilados os arquivos do Pino.

big 1285074378 12 j4lvveL

Assim que instalado, o programa solicita os dados da conta do seu microblog para realizar sua primeirta conexão, caso não haja nenhuma cadastrada até o momento. Esta mesma funcionalidade, dentre outras, podem ser acessadas diretamente pela barra de menu encontrada no topo do aplicativo.

Sua interface gráfica é bem simples e amigável ao usuário, não havendo botões e tendo suas funções acessíveis com o botão direito do mouse para ter acesso aos seus menus de contexto.

Além disso, a velocidade com que o aplicativo atualiza sua lista de recados é impressionante. Tenha a praticidade de acessar seus microblogs sem ter que abrir um navegador de internet para tal com este miniaplicativo.

Avaliado por

Pedro Rocha / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Dicas e Tutoriais