Proteção contra Virus e Trojans

Extensão do Firefox impede vírus em pesquisas web

Não existem atualmente soluções definitivas para os usuários se protegerem contra páginas falsas AV, vídeos falsos, SEO spam e outros arquivos mal-intencionados

Por Kellyton Fernando Moreira 🗓️ Publicado em 1 de julho de 2013 • 🔄 Atualizado em 11 de junho de 2024
2d8b9de976469fa6589f5fd26d218fcf screenhunter 1220aug2013201453 DwisW8G

2d8b9de976469fa6589f5fd26d218fcf screenhunter 1220aug2013201453 DwisW8G

Não existem atualmente soluções definitivas para os usuários se protegerem contra páginas falsas AV, vídeos falsos, SEO spam e outros arquivos mal-intencionados. Os antivírus possuem uma baixa taxa de detecção, e sua “lista negra” (como o Google Safe Browsing) está aquém da criação de novos domínios maliciosos.

Foi lançado um add-on do Firefox que usa do artifício de proteger os usuários contra ameaças web, incluindo antivírus falsos e falsas páginas de vídeo. Este plugin foi chamado “Search Engine Security” e promete ser um complemento importante para os navegadores da Mozilla.

Este add-on do Firefox consegue trabalhar com o Bing, Yahoo e motores de busca Google, em todas as línguas. Normalmente, se um usuário clicar em um link dentro dos resultados de pesquisas, a solicitação HTTP para o site externo contém uma referência do motor de pesquisa dentro do cabeçalho do HTTP. Por exemplo, se um usuário pesquisar por “este é um teste” no Google, qualquer solicitação para um resultado de pesquisa incluem a seguinte Referencia: https://www.google.com?q=este+e+um+test&hl=en&safe=active

O “Search Engine Security” utiliza as chamadas blacklists ou listas negras de sites maliciosos, para filtrar os resultados em sites de buscas e vídeos, alterando os valores de referência das pesquisas e exibindo resultados seguros. O método mascara o ponto de partida da pesquisa, o que trava o avanço de códigos maliciosos distribuídos por técnicas de otimização de motores de busca (Search Engine Otimization, SEO).

Escrito por

Kellyton Fernando Moreira / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Leia Também