2 minutos de leitura

Windows Live Messenger comemora 10 anos

4ae73c9
25 de julho de 2009

Um dos mensageiros mais famosos do mundo comemora neste mês de julho 10 anos.

 

19 msn messenger birthday 01 420 90jpg Mc7eN8X

 

Há uma década, precisamente em 22 de julho de 1999, a Microsoft lançava o MSN Messenger, mensageiro instantâneo que se tornou um dos mais populares em todo o mundo. Agora, renomeado como Windows Live Messenger, ele possui 330 milhões de usuários.

Em seu press release, a Microsoft declara: “Se o Windows Live Messenger fosse um país, ele seria o terceiro mais populoso do mundo (atrás de China e Índia e à frente dos Estados Unidos) e teria 10 vezes o tamanho do Canadá”.

Para a comemoração, a empresa colocou uma enorme garrafa de vidro na margem do rio Tâmisa, em Londres, noticiou o site TechRadar. A garrafa, com uma representação de bilhete dentro, remete às “message in a bottle” (literalmente, mensagem na garrafa) em alusão às anedóticas mensagens enviadas por náufragos em ilhotas desertas, ao próprio conceito de mensagens (que é o objetivo central do serviço da Microsoft) e também à canção de mesmo nome do grupo The Police, que é de Londres – talvez por isso a cidade tenha sido escolhida, já que a sede da Microsoft é nos Estados Unidos.

A empresa liberou uma nota à imprensa em que lista as as mensagens mais famosas do mundo. Em uma pesquisa feita pelo site do serviço, a mais votada foi “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King.

“Usadas para negócios, amizade ou romance, as Mensagens Instantâneas varreram o mundo para se tornar uma parte essencial do nosso dia a dia. Este é um marco real para o Windows Live Messenger e nós estamos muito ansiosos para ver o que os próximos 10 anos nos reservam” disse Mark West, da equipe do Windows Live Messenger.

O site Digital Trends informa que o mensageiro da empresa de Bill Gates já muito mais limitado que hoje. No começo, ele possuía séria restrição ao tamanho das mensagem e ao número de contatos na lista. Por outro lado, havia conectividade com os usuários do AIM, mensageiro da AOL, que era o mais popular nos EUA naquela época. Posteriormente, a AOL bloqueou usuários vindos da Microsoft e foi justamente isso o que impulsionou a adoção do MSN Messenger no país.

Apesar de sua popularidade, hoje o Windows Live Messenger possui vários concorrentes de peso, como o GTalk, mensageiro da Google e o Skype, que além de mensageiro também funciona como VoIP. Porém, o MSN ainda mantém sua supremacia como mensageiro preferido entre os profissionais com uma versão especial para esse uso, o Windows Live Messenger Enterprise.

Vale lembrar também que o MSN Messenger – acompanhado, nos Estados Unidos, pelo Yahoo! Instant Messenger e o já citado AIM – suplantaram o antes líder ICQ, da israelense Mirabilis.

Update: um vídeo não-oficial (mas, claro, viral) feito pelos funcionários da Microsoft em Seattle e retratando o mascote do MSN pode ser visto pelo atalho tinyurl.com/ksrzhb.

Categorias

Comentários

O que você achou?

0 resposta(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *