Uncategorized

Novos chips Atom facilitam inovação em processamento gráfico de netbooks

Nova linha de chips da Intel para netbooks, batizada de Pine Trail, ganha modificações para facilitar design de chips gráficos.

Por Antonio Manoel 🗓️ Publicado em 27/05/2009

A próxima geração de processadores Atom, da norte-americana Intel, deve facilitar o trabalho de fabricantes como a Nvidia no desenvolvimento de chips gráficos para equipamentos portáteis.

Apelidada de Pine Trail, a nova linha de chips da Intel para netbooks – pequenos notebooks com capacidade de acessar a internet e usar aplicativos básicos – começa a ser distribuída ao mercado no segundo semestre, anunciou a fabricante nesta terça-feira (26/5).

O chip Pineview, que pertence à nova plataforma, integra o controle de memória e da parte gráfica no núcleo do processador. Desta forma, o sistema reduz o número de chips de três para dois, em relação à linha Atom anterior.

A novidade amplia o nível de integração de tecnologias de outras empresas ao chip Atom, o que pode resultar em máquinas portáteis com melhor processamento gráfico, sem consumir muita energia, destaca a Intel.

Em dezembro do ano passado, a Nvidia informou que estava trabalhando para integrar o Atom ao chip gráfico GeForce 9400 com o objetivo de oferecer melhor desempenho gráfico além de imagens em alta definição.

Escrito por

Antonio Manoel / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Leia Também