2 minutos de leitura

Novo Flock troca o Firefox pelo Chrome e abraça a simplicidade

4ae73c9
20 de junho de 2013

"O navegador social Flock nunca foi muito comentado na mídia especializada, apesar de seus 17 milhões de usuário"

32a531c8eb6afb7c5da8ea8315957a83 3333333 EZe2FJF

O navegador social Flock nunca foi muito comentado na mídia especializada, apesar de seus 17 milhões de usuários. A primeira página do site oficial informou hoje o lançamento de uma versão beta completamente diferente com base no Google Chrome.  Anteriormente baseado no Firefox, será essa dicotomia um sinal de que o Flock simplesmente não sabe para onde ir agora?

Talvez. Anunciada como “o browser social”, agora o Flock 3 é um “Chrome-like”, ou seja, baseado no projeto open source Chromium, só que bem mais social. Em comparação à versão 2.5, o novo beta Flock é completamente diferente. Não existem mais os menus demasiados e complexos. O novo aplicativo centra-se na rapidez e simplicidade.

Uma barra lateral lifestream instalada traz o fluxo de atividade de suas redes sociais favoritas, como Facebook e Twitter.  Você pode escolher quais redes ou grupos de amigos queira ver nesta barra lateral, feito através de um menu chamado “Group”. Pode também filtrar o conteúdo desta barra para vários tipos de atividades ou postar atualizações ali.

O usuário compartilhará páginas da web em redes sociais, clicando no ícone em frente da barra de endereços. E quando você começar a digitar um endereço ou uma frase na busca na barra de endereços, uma nova opção chamada “What your friends are saying” ou “O que seus amigos estão dizendo” irá aparecer, permitindo que você procure por esse termo em toda a sua rede de amigos.

A simplicidade do programa o resume a um bom plug-in para o Chrome. E se você está acostumado a um aplicativo avançado de rede social como o TweetDeck, o Flock não se pode comparar em termos de funcionalidades. Isto é um dos motivos que a ferramenta tem dificuldade de encontrar um público-alvo: usuários avançados acham-no muito simples, enquanto outros não se preocupam com as características extras para mudar para o navegador.

Além disso, muitos usuários estão habituados a ter tanto o Facebook e o Twitter aberto no browser em todos os momentos, o que torna Flock muito menos útil. Embora este beta mostre uma promessa, oferecendo um conjunto exclusivo de recursos para um subconjunto de usuários, significa também que provavelmente Flock irá permanecer Flock o que era desde a sua introdução em 2007: um navegador de nicho.

Comentários