1 minuto de leitura

Governo lança site para demissão online de funcionários

4ae73c9
1 de julho de 2013

"A partir de agora, um novo sistema permitirá aos empregadores rescindir contratos de trabalho dos empregados pela internet"

d57758eb73750a4aa13984307cb9acd9 screenhunter 1020jul2014201750 jcityCI

A partir de agora, um novo sistema permitirá aos empregadores rescindir contratos de trabalho dos empregados pela internet. É que o Ministério do Trabalho e Emprego apresentou hoje o HomologNet, um sistema que promete reduzir o tempo entre a demissão de um empregado e a concessão do seguro-desemprego.

Atualmente, a liberação do seguro leva, em média, 20 dias, prazo que poderá cair para apenas cinco dias com o HomologNet . O sistema ainda está em fase de experiência e poderá ser obrigatório a partir do próximo ano. Por enquanto, apenas o Distrito Federal, Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba estão adotando o sistema.

Para fazer uma rescisão contratual, o empregador precisa entrar no ícone homolognet, à direita da página do ministério na internet, e inserir dados como os números do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável pela empresa, além dos dados do empregado. O sistema faz o cruzamento das informações e calcula os valores da rescisão.

Para fiscalizar isso, é claro que os sindicatos terão acesso às informações dessas transações eletrônicas, mediante uso de certificação digital. A novidade promete ainda ser bastante útil em caso de ocorrência de fraudes e falhas humanas, além de garantir cálculos corretos dos valores que o trabalhador tem a receber.

Comentários