Firefox vai exibir anúncios baseados no seu histórico
Novidade confirma suspeitas sobre novo direcionamento adotado pela Mozilla
A privacidade dos usuários e a proteção de informações pessoais perante grandes empresas é um dos assuntos mais comentados hoje em dia. Nessa batalha constante, o Firefox sempre foi tido como uma espécie de campeão a favor da proteção dos usuários, colocando-se sempre como uma organização sem fins lucrativos.
Mas as coisa parecem estar mudando um pouco de figura. Depois de voltar atrás e anunciar o Firefox para iPhone e iPad, a Mozilla declarou que uma nova aba de exibição logo logo sairá do estágio Beta e será apresentada aos usuários globalmente, em meados de junho.
Trata-se de uma aba que visa exibir conteúdo promocional de empresas e companhias, mas com um diferencial: a exibição seria baseada no histórico de navegação e busca dos usuários a fim de criar uma lista de interesses relevantes.
Esse é um passo no mínimo inusitado, mas que tecnicamente não fere o Manifesto Firefox de proteção de dados pessoais. A ideia, ao contrário, não força conteúdo indesejado a ninguém, apenas facilita a exibição de páginas de empresas a clientes em potencial antes mesmo deles efetuarem buscas por produtos específicos.
Mas essa medida não é definitiva nem obrigatória. O usuário pode, sim, optar por não receber esse tipo de anúncio, com apenas alguns cliques nas configurações do próprio navegador. Ainda assim, não deixa de ser uma mudança significativa nas políticas da empresa, que deve passar a encontrar alternativas cada vez mais diretas para se manter competitiva no mercado, ainda mais com a chegada iminente do Microsoft Edge com o lançamento do Windows 10.
Até lá, você terá bastante tempo para testar os mais diversos navegadores web e escolher o que melhor atender às suas necessidades.
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