Facebook

Facebook volta ao ar – mas quanto custou a queda?

Pane se estendeu por quase uma hora e custou milhões à rede social.

Por Virgilio Mastrangelo 🗓️ Publicado em 28 de setembro de 2015 • 🔄 Atualizado em 11 de junho de 2024
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Depois da segunda queda que deixou o Facebook inacessível em uma semana, pouco a pouco os servidores foram sendo reativados e permitindo o uso da rede social novamente. Um alivio para bilhões e usuários no mundo inteiro, e maior ainda para Mark Zuckerberg.

Mesmo sem sabermos o real motivo da queda do Facebook dessa segunda feira, uma coisa é certa: custou muito caro. Por conta da natureza hiper-rentável dos anúncios da rede social, cada minuto fora do ar representa uma perda de receita inconcebível para a maioria das pessoas do mundo.

Para efeito prático, peguemos o valor de mercado do Facebook registrado no terceiro quarto do ano passado, fim do ano fiscal nos EUA: meros US$3.8 bilhões. Dividindo esse valor pelo período correspondente de 3 meses, temos uma média de 422 milhões de dólares de rendimento por dia. Isso quer dizer que a cada hora o Facebook faturou 17 milhões de dólares!

Isso implica dizer, então, que cada minuto fora do ar para o Facebook, baseando-se apenas em valores do ano passado, custam 293.000 dólares em perdas com anúncios. Convertido para o Real, numa aproximação de R$4 para US$1, esse período fora do ar custou entre 35 e 52 milhões de reais.

Fique atento para saber o que o houve com a rede social mais popular do mundo nessa segunda feira!

Escrito por

Virgilio Mastrangelo / Redator(a) ✉️

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