Facebook

Facebook: aplicativos não terão mais acesso irrestrito a dados de usuários

A mudança no API que conecta apps com a conta do Facebook garante mais privacidade

Por Filipi Cloud 🗓️ Publicado em 5 de maio de 2015 • 🔄 Atualizado em 11 de junho de 2024
artigo 8a97f7bb8868c0c73c4b3604d463b7b1 privacy 1 pO8TQQS

Facebook: aplicativos não terão mais acesso irrestrito a dados de usuários

Visando aumentar a privacidade dos usuários da rede social, o Facebook adotou uma nova versão da Graph API: interface de programação utilizada por aplicativos que se conectam à rede para obter dados sobre o usuário.

Aplicativos como o Tinder e o Candy Crush, que solicitam acesso ao Facebook e utilizam dados como a lista de amigos do usuário, usam a Graph API; isto não vai mudar, mas a nova versão da interface de programação vai ser mais restritiva quanto aos dados que os aplicativos podem acessar.

Na prática, isso quer dizer que a partir de agora a sua lista de amigos completa será inacessível pelos aplicativos que se conectam ao Facebook – o aplicativo só receberá da rede social uma lista com os amigos que também possuem o app e que também autorizaram a lista, evitando a exposição de usuários não envolvidos.

Esta é uma rara iniciativa da rede social em prol do aumento de privacidade dos seus usuários, uma vez que a tendência é fazer com que cada vez mais se tenham aplicativos e serviços agregados à sua conta do Facebook e que a rede possa saber das preferências de cada um, criando assim meios de conectar o máximo de pessoas possíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por

Filipi Cloud / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Leia Também