2 minutos de leitura

ESET alerta para golpe online no Brasil que promete WhatsApp gratuito para PCs.

4ae73c9
15 de setembro de 2014

O malware, disseminado por e-mail, tem o objetivo de roubar os dados bancários pessoais dos internautas

Janeiro de 2014 – Os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina acabam de identificar um golpe online voltado a usuários brasileiros. Trata-se de um e-mail, supostamente do WhatsApp, que promete o uso do aplicativo de mensagens instantâneas para o PC. Na prática, o objetivo é instalar um Trojan (Cavalo de Troia) na máquina dos usuários, voltado a roubar informações bancárias pessoais.

O e-mail utilizado pelos cibercriminosos oferece de forma gratuita o WhatsApp para PCs e sugere que o usuário baixe o aplicativo em um link (conforme imagem abaixo de uma mensagem).

artigo b35ba3646f52c7b6d3c97a0b7b3b89d6 whats1 wLHbuJE

O laboratório da ESET identificou que o suposto arquivo executável – chamado “Whatsapp” – é um código malicioso, identificado pelas soluções ESET como Win32/TrojanDownloader.Banload.

artigo 28ed1874c5ee63fe806d47d84e10de46 whats2 7bzbfPu

Uma vez executado, o sistema descarrega outro código malicioso: Win32/Spy.Banker.AALL. Trata-se de um Trojan capaz de roubar informações pessoais, especificamente, relacionadas a dados bancários. Segundo os especialistas da ESET, os levantamentos demonstram que centenas de pessoas já foram infectadas pelo malware.

Para Raphael Labaca Castro – Coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina, os usuários precisam ficar atentos para não cair nesse tipo de golpe. “Se a proposta é muito boa, pouco usual ou duvidosa, é conveniente desconfiar antes de dar o clique e verificar se a informação é verídica”, alerta. O aplicativo WhatsApp somente pode ser usado oficialmente em smartphones (iPhone, BlackBerry, Android e Windows Phone, como consta em seu site oficial), completa o executivo.

Sobre a ESET

Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.

Para mais informações, acesse o site www.eset.com.br, o blog https://blogs.eset.com.br/laboratorio/, ou acompanhe a ESET nas redes sociais:https://www.facebook.com/EsetBrasil e https://twitter.com/eset_brasil.

Fonte: ESET

Comentários

O que você achou?

0 resposta(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *