No último dia 01, o Facebook anunciou a aquisição da startup de tecnologia Beluga, responsável pela criação de serviços de mensagem instantânea, capaz de publicar fotos e informações de localização através de múltiplas plataformas. Não foi divulgado se a empresa atuaria de modo independente ou integrada à rede social de Mark Zuckerberg.

Mas a aquisição da empresa já começa a causar suas primeiras dores de cabeça. Embora ainda não tenha sido acusada formalmente, alguns usuários mais atentos notaram certa semelhança entre a logo da startup e a do site ZIGG, um site brasileiro voltado para o compartilhamento de arquivos.

39cdf0cf68d709475c87bdbc173a1f67 zigg

Notaram a semelhança?

Fundada há pouco mais de seis meses pelos sócios Ben Davenport, Lucy Zhang e Jonathan Perlow, a Beluga atraiu a atenção graças à tecnologia usada em seu sistema de mensagens. O ZIGG por outro lado já existe há pelo menos pelos 7 anos, tendo fechado parceria com o portal UOL em Março de 2010.

Para André Alencar, CEO e Fundador do ZIGG, o plágio é óbvio. “Isto é o sinal de uma tremenda falta de criatividade. A pessoa que desenvolveu esta logomarca, provavelmente acreditou que poderia copiar nossa idéia e não ser descoberto”, afirma. Segundo Alencar, esta prática é mais comum do que se imagina, pois é comum que designers copiam idéias uns dos outros o tempo todo.

Perguntado sobre quais providências tomar, Alencar brinca. “Na internet, sabemos que uma coisa esta fazendo sucesso, quando os outros estão copiando”, conclui.

f5e0856fdc724d6a60303f701ae1b8be zigg registro marca 7eRQZOwRegistro de patente do ZIGG

Relacionados

O que você achou?

0 resposta(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *