Uma disputa judicial evolvendo George Lucas, criador e diretor da série de filmes Star Wars, e o Google, dono da patente Android, esta prestes a começar. 

Segundo o representante legal dos estúdios Disney, atual proprietária dos direitos da franquia, o uso do termo Android associado a um pequeno autômato de formas arredondadas é uma referência direta ao personagem R2D2, popular Droid visto em todos os filmes da saga.

artigo 07e43dcd89db0e1d6bc02b1d5e1cd6bd r2d2android eugMiQo

O termo “Droid” já havia sido alvo de disputa judicial entre Geoge Lucas e outros escritores e produtores. O termo, uma contração da palavra “Android”, foi usado por Philip O´Toole num filme homônimo de 1988, o gerou uma batalha nas cortes americanas pela patente do nome.

No fim, Lucas acabou levando a melhor e a Even Steven Productions, responsável pelo filme, teve de pagar cerca de 500 milhões de dólares, levando à produtora a falência.

A briga ainda não chegou aos tribunais. Em nota, o Google confirmou a inspiração na logo, mas disse achar absurda as alegações de plágio.

“Afirmar que houve quebra de patente não condiz com a realidade, todos sabem que R2D2 é branco e azul, enquanto nosso ‘Android’ é verde”, afirmou Eric Schmidt, CEO da empresa.

Relacionados

O que você achou?

0 resposta(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *