Por que o meu sobrinho não é adequado para cuidar das redes sociais da minha empresa
Entenda o motivo de seu sobrinho ou pessoas que "sabem mexer na internet" não são qualificadas para gerir redes sociais de empresas.


Nada contra os sobrinhos em si. A figura do sobrinho aqui é aquela pessoa viciada (chamada de heavy user) em redes sociais, em tirar selfies, colocar filtros em fotos e publicar, é aquela pessoa que sempre compartilha o que está fazendo e conversa bastante com os demais usuários. Mas tudo na sua vida particular, pessoal. Quando um empresário sem conhecimento em marketing digital, em estratégias digitais e em comunicação, acaba acreditando que apenas tirar uma foto e publicar é mais do que o suficiente para o seu negócio, então, é essa pessoa que o empresário escolhe para gerenciar a imagem da sua empresa nas redes sociais. O empresário pensa: ele sabe mexer nessas coisas de internet, então, é o suficiente para colocar a minha empresa nas redes sociais para vender mais.
Bem, o problema é que essa escolha pode ser um tiro no pé da empresa. Vejamos o porquê:
Problema da falta de qualificação
Você, como empresário, contrata um “sobrinho” para que cuide da imagem da sua empresa. Nesta situação, ele assume o cargo de Analista de Mídias Sociais. Ele começa a publicar fotos dos produtos, fala dos serviços, tira fotos da loja, dos funcionários. Algumas pessoas começam a responder e se interessam pelo que é oferecido pela empresa e ele (sobrinho) começa a dar os preços e até fecha um ou outra venda online. Fantástico, não é? Sim, o objetivo primário que era vender começou a ser concretizado, pelo visto. No entanto, de repente, surge uma reclamação sobre um produto que gerou um prejuízo para um consumidor. É evidente que este cliente insatisfeito vai procurar resolver o problema diretamente e, muito provável, que use o mesmo canal por onde comprou o produto, porém, o cliente está com raiva e começa a falar mal da empresa e, estando alterado, faz ameaças de ir aos órgãos competentes caso o problema não seja resolvido imediatamente. O que o Analista de Mídias Sociais tem de fazer? Responder e dar o melhor direcionamento para o cliente extremamente insatisfeito. E, caso não tenha qualificações para gerenciar a conversa e reverter o quadro, um processo judicial poderá ser aberto contra a empresa.
Neste cenário, que costuma ser recorrente, temos diversas empresas que tiveram a sua imagem manchada com um péssimo atendimento ao consumidor que, muitas vezes, é feito pelo próprio empresário e, outras vezes, por alguém contratado, porém, sem qualificação. Este é um exemplo simples sobre como o profissional responsável pelas mídias sociais de uma empresa precisa ser qualificado, estudar comunicação e saber se comunicar, além de entender sobre comportamento de consumidor, entender os motivos que o produto ou serviço pode ter afetado o cliente de forma negativa, saber conversar no mesmo nível do cliente, seja ele pós-graduado, seja ele com apenas os primeiros anos do ensino fundamental, porque, quem está do outro lado é um ser humano.
Aqui, temos um caso de reclamação de cliente que é responsabilidade do SAC 2.0 (Serviço de Atendimento ao Consumidor nas redes sociais) e que se não for bem tratado, poderá desencadear uma crise para a imagem da empresa.
Conhecimentos para ser Analista de Mídias Sociais
Para mostrar um produto para uma pessoa para que ela o compre precisa de planejamento (a menos, é claro, que você saiba exatamente quem está necessitando do produto que você vende). O planejamento é fruto de um monitoramento de mídias sociais onde é identificado o público-alvo que pode vir a se tornar cliente, pois, foi identificado o perfil de quem consome o seu produto. Em mãos com as informações geradas pelo monitoramento, é possível traçar um planejamento estratégico para direcionar a comunicação da empresa com o objetivo de oferecer uma solução para resolver um problema que o público-alvo tem.
Para criar conteúdo é necessário uma pesquisa com base nas informações e direcionamentos do planejamento. Para criar a identidade visual (design) para a comunicação de uma empresa nas redes sociais é necessário um profissional que entenda não apenas de operar uma ferramenta de design, é necessário profissional que saiba sobre psicologia das cores, tipografia e saber como cada elemento gráfico se encaixa melhor com a mensagem que deseja ser transmitida e, além de tudo mais, precisa entender que mídias e redes sociais não são sobre tecnologia, são sobre pessoas com seus comportamentos em seus ambientes, como falamos no artigo Redes sociais, mídias sociais e os papéis sociais dos usuários.
Texto: Leandro Hipólito
Escrito por
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Segurança da Informação. Leandro Hipólito acumula experiência como analista de sistemas, desenvolvedor de software e consultor em transformação digital.
