Uncategorized

Como ser encontrado pelo GOOGLE, YAHOO, CADE, ALTAVISTA e outros buscadores.

Você fez um site, e agora deseja que ele seja encontrado nas pesquisas dos principais buscadores. Bom, está aí a dica.

Por Fabrizio Amaral Skuder 🗓️ Publicado em 03/10/2011

Você criou um site, agora quer ser encontrado pelos mecanismos de buscas e quer saber como. Bom, vamos lá, iremos precisar de 2 coisas:

1 – Criar uma maneira de dizer ” Oi, estou aqui “. Uma maneira de ser encontrado.
2 – Pegar na mãozinha do buscador e dizer: ” Olha, está tudo mastigado, viu, se tiver alguém procurando tal conteúdo, pode me incluir nas opções disponíveis ta.

Bem, a como vistes a segunda etapa depende da primeira, porém a primeira etapa é mais trabalhosa que a segunda. Vamos ao que interessa.

Entre as Tags ” <Head> e </Head> da sua index ( página principal ) irás colocar o seguinte código ( Editado, por favor ):

<meta name=”url” content=”https://www.aixx.com.br“>
<meta name=”language” content=”Português”>
<meta name=”description” content=”Envie SMS a custo ZERO para todas as operadoras”>
<meta name=”keywords” content=”sms custo zero sms para todas as operadoras torpedos todas operadoras mensagem celular “>
<meta name=”reply-to” content=”[email protected]“>
<meta name=”copyright” content=”Tegnher Serviços de Internet Ltda”>
<meta name=”category” content=”Celulares, sms”>
<meta name=”Robots” content=”Index,Follow”>
<meta name=”author” content=”AixX”>
<meta name=”revisit-after” content=”7 Days”>

Usei como exemplo um site no qual podem e deve ser alterado, coloquei assim para facilitar a compreensão, logo mais abaixo estarei explicando o que representa cada linha destas.
 Estas linhas, são chamadas de “Metas Tags”, portanto pra enteder a funcionalidade delas, vou explicar o que representa cada uma:

TAGS
“url” -> Endereço do seu site.

“language” ->
Linguagem com que foi feito o site, caso o site tenha mais de uma língua, insira separadamente cada linguagem por vírgula, porém eu recomendo inserir mais linhas com a mesma tag para cada língua.

“description”-> Descreva todo o conteúdo do site, uma breve síntese que não deve passar de 250 caracteres.

“keywords” – > Palavras chaves que podem ser usadas como referência para o assunto do site, assim, o buscador assimila o site a cada vez que a palavra estiver presente nas buscas.

“reply-to” -> É onde é inserido o email do responsável pelo site.

“copyright” -> Ao pé da letra significa ” Copie direito”, heheh, brincandeira, esta tag é responsável por exibir a empresa ou o nome do responsável pelo site. Muitas vezes é redundante com a tag ” Author ” o que a dispensaria, mas fica a seu critério.

“category” -> Especificando a categoria em que o site se enquadra, faz com que a pesquisa seja mais dinâmica quando feita em assuntos específicos.

“Robots” – > Aqui, especificamos se queremos ou não que o robô de buscas faça uma pesquisa em todo o corpo do site, ou se somente na index. Neste caso, está configurado para procurar por todo o site palavras e conteúdos que podem servir como palavras chaves ( Keywords ) para otimização no sistema de busca. Uma opção excelente para fóruns que sempre terá como novas Keywords a cada pôst.

“author” -> Empresa ou pessoa quem desenvolveu o site.

“revisit-after” -> Especifica de quanto em quanto tempo há conteúdo novo para que o buscador possa refazer uma busca em seu site. No caso, está configurado para a cada 7 dias, o buscador fazer uma varredura em busca de novas “Keywords”.

 

Bom, feito isto, vamos agora nos cadastrar em diversos sites de busca, a princípio há softwares para fazer esse cadastro, como o SubmitDummy  e o ?site  CADASTRAR.NET que facilitam nosso serviço, mas se preferir, pode fazer o trabalho manualmente mesmo, portanto para concluir a etapa 2, vou dar a dica de como fazer isto em 3 dos mais famosos buscadores do Brasil:

MSN
https://search.msn.com.br/docs/submit.aspx

Yahoo
https://siteexplorer.search.yahoo.com/submit

E por último, um sitezinho qualquer que nem sei se vale a pena, mas fica a teu critério:

Google
https://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html

O altavista não me recordo como faz, mas ele tem um dos melhores robôs que eu conheço.

Escrito por

Fabrizio Amaral Skuder / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Leia Também