Análise do Sistema

Microsoft Application Compatibility Toolkit

V. 5.6

Verifique a compatibilidade de aplicativos e atualizações para os sistemas Windows 7 e Vista.

Por Pedro Rocha 🗓️ Publicado em 29/05/2018 • 🔄 Atualizado em 14/06/2024

O Application Compatibility Toolkit (ACT) permite que os desenvolvedores de software, fornecedores de software independentes (ISVs) e profissionais de TI que trabalham em ambiente corporativo determinem se aplicativos são compatíveis com uma nova versão do Windows. O ACT também permite ao usuário determinar como uma atualização para uma nova versão terá impacto sobre os aplicativos, testar aplicativos para Web, a compatibilidade do site com novos lançamentos e atualizações de segurança do navegador Internet Explorer, criar correções de compatibilidade e potenciais problemas de configuração.

big 1274882854 34102 HiXKTa1

Este processo é executado em três fases:

Fase 1 – Coleta de dados

Antes de analisar os potenciais problemas de compatibilidade, primeiro tem de ser coletada a informação de toda a organização. Para tal utiliza-se a ferramenta Application Compatibility Manager (ACM) que permite que se configure, colete, organize e analise a compatibilidade dos dados.

Fase 2 – Análise de problemas 

Depois de inventariados, os dados vão ser analisados. Isto inclui categorizá-los e organizá-los de forma a proporcionar uma leitura mais fácil de toda a informação que está disponibilizada no ACM após a coleta. Além desta opção, existe também hipótese de utilização de outras ferramentas mais específicas para pesquisa de incompatibilidades:

  • Internet Explorer Compatibility Test Tool (IECT) – Permite que localizem as incompatibilidades em Web Sites e aplicativos da Web e mostra os resultados em tempo real no Internet Explorer 7;
  • Setup Analysis Tool (SAT) – Permite que se detecte problemas que possam ocorrer durante uma instalação e configuração de uma aplicação.
  • Standard User Analyzer (SUA) – Permite que se detecte problemas que possam ocorrer em aplicações funcionando em ambientes quando os usuários comuns não são administradores.

Fase 3 – Testes e atenuação dos problemas

Por último, depois de testados todos os problemas encontrados, existe a possibilidade de se criar pacotes de mitigação que posteriormente serão instalados para resolução das incompatibilidades. Para tal, utilizam-se as opções que existem em cada ferramenta de análise (IECT, SAT ou SUA) ou utiliza-se o Compatibility Administrator que oferece a possibilidade de criar um pacote de mitigação personalizado, escolhendo que tipo de problema queremos resolver e como.

Avaliado por

Pedro Rocha / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Dicas e Tutoriais