Por Renato Mendes Feitosa
Atualizado em 14/06/24
2 minutos de leitura
0
Índice
ToggleO LibreOffice para Mac é a versão para o computador pessoal da Apple do antigo BrOffice, solução opensource multiplataforma de suítes de escritório. A suíte possui diversos programas para uso em escritórios como editor de texto Writer, planilhas eletrônicas – Calc, editores de apresentação – Impress, editores gráficos – Draw – e programas de banco de dados – Base.
Algumas vezes, os programas passam por mudanças em seus nomes durante suas vidas. Casos famosos são o Macromedia Flash que mudou para Adobe Flash quando a empresa foi comprada pela Adobe, o Microsoft Flight Simulator que agora é Microsoft Flight e o Mac OS X que é chamado de OS X no 10.8 Mountain Lion.
O pacote ainda utiliza sistema de plugins que permite novas funcionalidades. Ele possui suporte para diversas extensões de arquivos como doc, xml, ppt, docx, xlsx, pptx, rtf, txt, cdr, svg, DBX, ODB, PDF e diversos outros.
O Writer é um editor de texto bem similar ao Microsoft Word e Apple iWork. Ele permite criar e editar documentos de textos diversos. Possui opções para formatação, diagramação de páginas, inserção de elementos gráficos, corretores ortográficos e suporte para diversos plugins.
O Calc é o programa de planilhas eletrônicas da suíte. Similar ao Microsoft Excel e Apple Numbers, o programa permite a criação e edição de planilhas eletrônicas, criação de gráficos e montagem de bases de dados relacionais. O programa possui suporte a funções e fórmulas.
O Impress é um editor de apresentações que lembra programas como o Microsoft Powerpoint e Apple Keynote. Como todo programa de montagem de apresentação, ele trabalha com sistema de slides onde o usuário monta as telas com elementos de texto, gráficos e multimídia e no final escolhe o formato em que o arquivo será salvo.
Aqui começa a diferenciação entre esta suíte de escritório e as demais. O Draw é um programa de desenho vetorial semelhante ao CorelDraw e Adobe Illustrator. Este editor permite a criação de desenhos de vetores (linhas) de uma forma bem simples e prática.
Outro diferencial que existe apenas na suíte Microsoft Office é a presença de um programa de banco de dados. O Base é a solução de banco de dados da suíte. Os programas de bancos de dados são conhecidos por serem escassos na plataforma Apple, sendo que existem apenas 2 nomes quando se fala deste tipo de software: o Bento e o Filemaker. O Base tem um funcionamento semelhante ao Microsoft Access e permite a criação de bancos de dados relacionais e tabelas.
No geral, o uso é bem similar a outros programas da mesma categoria como Microsoft Office, iWork e OpenOffice, sendo que as mesmas regras de uso são aplicadas aqui como, fórmulas, funções, regras de formatação e sistema de atalhos por teclado. Importante salientar que o programa salva no padrão ODF como default, mas é possível alterar o formato e extensão de arquivos pela janela de salvamento.
Como Baixar LibreOffice para Mac
Ao clicar em nosso botão de downloads para realizar o download de arquivo de instalação do LibreOffice para Mac. Ao final da transferência você deve dar um duplo clique para montar a imagem do programa. Arraste o conteúdo do disco virtual para a pasta de Aplicativos para finalizar a instalação.
Sem resultados
ResetCarregando download...