Uncategorized

Um terço dos internautas usa sempre a mesma senha online, diz estudo.

Segundo a Sophos, "é preocupante que poucos usuários tenham entendido os riscos de usar senhas fracas e repetidas" na web.

Por Jean Carlos 🗓️ Publicado em 29 de junho de 2009

Um terço dos internautas no mundo admitiu usar apenas uma senha para todas as suas transações online, informou nesta quarta-feira a Sophos, empresa especializada em segurança digital e que fez um estudo para avaliar como as pessoas usam suas senhas. Segundo a Sophos, as pessoas não estão se preocupando muito com a segurança online: há três anos, 41% dos entrevistados para uma pesquisa semelhante disseram usar a mesma senha na web. Ou seja, alguma coisa mudou de lá para cá, mas não muito.

O estudo, no entanto, é bem mais otimista do que um publicado pelo Gartner recentemente, que afirma que dois terços dos internautas norte-americanos usam a mesma senha em suas atividades na web.

“É preocupante que, em três anos, poucos usuários de computador tenham entendido os riscos de usar senhas fracas e repetidas para cada site visitado”, disse Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos. “Com as redes sociais e outras contas de internet ficando cada vez mais populares, vários hackers se aproveitam para capturar a senha de acesso ao Facebook e, de quebra, descobrir a senha do banco do internauta”, disse Cluley.

Segundo o especialista, é fácil criar uma senha difícil de ser adivinhada. Ele recomenda que em fez de palavras simples, as pessoas usem frases – ou as palavras iniciais de cada palavra da sentença – e misturem números ao texto. “Isso deve trazer paz de espírito aos usuários”, disse.

Escrito por

Jean Carlos / Redator(a) ✉️

Deixe seu comentário

Leia Também