"PS4 é mais potente e roda jogos em 4K, mas alguns detalhes podem fazer a diferença"
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleEm 2016, a Sony lançou no mercado o Ps4 Pro, versão melhorada do Ps4 normal e que roda jogos em 4K, principal motivo para sua criação. Além do 4K, ele também suporta de forma nativa a ferramenta HDR (High Dynamic Ranging), que melhora bastante as imagens reproduzidas e deixa as cores mais vívidas. Com o lançamento, alguns jogadores ficaram na dúvida sobre qual console da empresa japonesa comprar, já que o PS4 Pro é mais caro e alguns detalhes sobre ele podem fazer o PS4 antigo ainda valer a pena.
O processador gráfico (GPU) do PS4 Pro é mais poderoso do que o do normal, como já era de se imaginar. O novo console também conta com melhores processamentos no que se refere à física dos jogos e inteligência artificial. O PS4 Pro tem uma capacidade gráfica de 4.2 teraflops, contra 1.84 teraflops do Ps4 normal, e esses teraflops representam uma medida de performance.
Mas antes que alguém pense que devido a essas melhorias os jogos são diferentes, já adiantamos que todos os jogos de PS4 são jogáveis em todos os consoles, desde o primeiro lançado, o modelo maior (FAT), até o Slim e o PS4 Pro. O que mais muda de um console para o outro é a qualidade da imagem e questões como a demora de carregamento, que no PS4 é bem menor, ou também possíveis perdas de quadros em algumas partes mais pesadas dos jogos, que no PS4 Pro vão rodar mais fluidamente.
Todos os PS4 lançados até agora tem a mesma memória RAM: 8GB. Porém o PS4 Pro tem 1 GB a mais dedicado somente para outras coisas que não sejam jogos, o que facilita a alternância de tarefas como alternar entre um jogo e o app da Netflix, por exemplo. Os modelos antigos tem processador 1.6GHz 8-core AMD Jaguar, enquanto o Pro tem o modelo de 2.1GHz 8-core AMD Jaguar.
Não, você não precisa de uma TV 4K para rodar os jogos do PS4 Pro, e o console irá entregar imagens melhores mesmo em uma TV Full HD. Mas para aproveitar de fato tudo que o videogame tem a oferecer, o ideal seria mesmo possuir um televisor tão potente como ele, e com o recurso HDR também.
Uma das principais discussões quando se trata do PS4 é sobre a real resolução dos jogos, e a palavra-chave destas discussões é “upscalling”. Upscalling seria algo como aumentar artificialmente a resolução do jogo, quase que alargando os pixels ao invés de criar novos. Isso é um problema também para as produtoras, já que deixar os jogos nessa resolução consumiria um bom tempo e grande gama de recursos para elas. Alguns jogos terão de fato a resolução em 3840 x 2160, mas outros usarão o recurso do upscaling.
Alguns jogos já foram produzidos pensando no PS4 Pro, como Horizon Zero Dawn, um dos mais aclamados quando se trata de usar o potencial que o console oferece. Outros que também tiveram uma boa performance no console foram Mass Effect: Andromeda, Resident Evil 7 biohazard, The Last Guardian, The Last Of Us Remastered e Uncharted 4: A Thief’s End.
Uma desvantagem do PS4 Pro em comparação com o seu concorrente mais direto, o X Box One X, é que o segundo roda discos em Ultra HD Blu-ray, enquanto o Pro só roda até o blu-ray normal. Se sua compra estiver levando em consideração a reprodução desse disco, o Pro sai atrás.
O primeiro quesito a se levar em conta é o dinheiro. Se você tem um bom dinheiro sobrando, o bom é já comprar de início o PS4 Pro e a TV 4K, caso não tenha uma ainda. Mesmo que não tenha, já estaria logo com um videogame pronto para quando comprasse, e poderia rodar jogos com a maior qualidade de imagem possível.
Mas se o orçamento está apertado, vale a pena comprar um PS4 Slim, que já é um modelo mais moderno que o FAT e tem gráficos muito bons, além de rodar todos os jogos que rodarão no Pro. Os preços atuais estão na média de 1800 reais para o Pro e 1400 reais para o Slim. O consumo de energia também pode ser um fator a se considerar, e o PlayStation 4 Pro consome cerca de 310 W, enquanto o slim apenas 165 W.
Um ponto que vale a pena destacar é que o PS4 Pro não é uma nova geração de videogame, e sim um modelo mais robusto do próprio PS4 normal. E como já há rumores de um Playstation 5, isso pode pesar também na sua avaliação na hora de comprar um console. O que também se comenta sobre o PS5 é que, por conta do Pro, seu lançamento ainda está distante, até para não frustrar os consumidores que querem adquirir o Pro.
No results available
Reset