10 melhores editores de vídeo para PC - Windows e Mac

"Uma lista com as melhores indicações de editor de vídeo para PC, seja para Windows, seja para Mac, com versões gratuitas e pagas"

4ae73c9
Por Luciana Gomides
12 dez, 2022

4 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Você trabalha com edição de vídeos, seja profissionalmente, seja por hobby? Então, precisa se atualizar sobre os melhores editores de vídeo para PC, tanto em Windows quanto Mac. Em especial, programas gratuitos cujo software garanta um trabalho de boa qualidade final.

A produção de vídeos tornou-se corriqueira graças ao próprio aumento do consumo desse tipo de material. Afinal, há quem prefira acessar um conteúdo audiovisual do que, propriamente, algo escrito. 

Por isso, trouxemos os melhores editores de vídeo gratuitos para PC, conforme atualizações dos usuários. Aqui, informamos também aqueles que tenham versão paga com recursos adicionais. 

Melhores editores de vídeos para PC 

Os editores que enviamos a seguir são compatíveis com os sistemas operacionais Windows e Mac.  

1. Movavi Video Editor

b6682e341fd22633353fc94ac844de7a

Um dos elementos mais procurados nos editores de vídeos para PC, especialmente por iniciantes, é a simplicidade da interface. Afinal, alguns programas adotam uma interação mais complexa, o que acaba afastando os usuários ou usuárias. O que não acontece, por exemplo, com o Movavi Video Editor

Além das ferramentas e recursos necessários, o editor é sempre atualizado, por exemplo, com novas configurações para ajustes de som e cor, iluminação e tonalidades. Outra vantagem do Movavi é não permitir que o usuário seja abordado por programas terceiros, a exemplo de conversores ou criação de imagens. 

Entre as principais vantagens do Movavi, podemos destacar:  

  • Ferramentas de edição e criação rápida de filmes 
  • Interface simples 
  • Uso do ChromaKey
  • Ferramentas de picture-in-picture 
  • Mapeamento de movimento 
  • Transições com som 

As únicas observações, até então, apontadas para o programa é não ser compatível com Mac e ainda precisa da inserção de mais ajustes de cores. 

Assista um pequeno tutorial (em inglês, com possibilidade de inserção das legendas), de como editar um vídeo com o Movavi.

2. Video Toolbox

3237be132f3fccbfef65a32bc8b71594

Uma das principais vantagens do Vídeo Toolbox é não exigir a instalação de um programa para usar. Isso pelo editor ser online, facilitando a vida de quem tem a máquina mais lenta ou sem espaço.  

Sendo assim, acessando o sistema pelo navegador, o usuário pode executar ações, como corte, divisão, colagem, inserção ou extração de legendas, adição de áudio, conversão de formatos e captura de vídeos pela câmera.  

Ué, mas se eu não preciso baixar nada, meus vídeos vão para onde? Ao acessar o site, você cria uma conta e, nela, todos os seus projetos ficam salvos. Daí, é só fazer o download ou compartilhar.  

3. Wondershare Filmora

 90e3d089b292ca282718fd5807997fee

Atualmente, um dos melhores editores de vídeos gratuitos para Windows, o Wondershare Filmora é fácil de usar tanto por iniciantes quanto pessoas mais experientes. Com várias funcionalidades, tem interface simples que facilita o usuário fazer edições, inserir áudios e legendas. Isso faz com que os vídeos tenham qualidade sempre profissional.

Só para ilustrar, o editor, sempre atualizado, traz animação com keyframe, tela verde, ajuste de cores, rampa de velocidade, efeitos variados, além de bancos de mídia livre. Entre outros recursos disponibilizados pelo Wondershare Filmora, podemos listar: 

  • suporte para formatos variados, como MKV, AVI, MP4, AVCHD e MOV 
  • remoção de ruídos de fundo 
  • equalizador de áudio
  • correção de olhos
  • estabilização de vídeo 
  • títulos e transição animados 
  • elementos de movimento  
  • operações básicas (corte, aparar, dividir)  

O trabalho final pode ser salvo em dispositivos móveis para compartilhamento futuro. 

4. DaVinci Resolve

11b121ff57597ce3b9b6cd34bf7eab02

O DaVinci Resolve é fácil de usar, ainda que focado na pós-produção. Por isso, disponibiliza ferramentas variadas para ajustes de som e imagem. Embora tenha versões paga e gratuita (a primeira com mais recursos), a opção grátis ainda carrega recursos satisfatórios. Entre suas principais vantagens, temos:  

  • interface simples e leve 
  • linha do tempo do vídeo fácil de compreender 
  • aumento da velocidade da GPU 
  • classificação de cores específicas para HDR 
  • trabalho compartilhado com outros usuários, desde que no mesmo projeto  
  • edição multicâmera 

O editor de vídeo também possui exportação em qualidade 8K e redução de ruído.  

5. HitFilm Express

5b64888736b16c55eec3d44d351c3505

O HitFilm Express opera tanto nas versão gratuita quanto paga. No caso da opção grátis, mesmo que as funcionalidades sejam mais básicas, servem bem para quem está começando. Logo, as operações mais sutis, como adição de música, combinação de vídeos, transições, inserção de créditos e efeitos podem ser feitas nela. 

A linha do tempo do editor é bem precisa, além das várias opções de exportações. Inclusive, o usuário pode até editar o vídeo enquanto o exporta. São mais de 400 efeitos visuais, suporte para vídeo 360 graus e diversos formatos de importação. 

O programa roda nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac, de tal forma que sua edição sai bem mais rápida graças aos recursos de reprodução. 

6. VSDC

b11a7111d0393fa98bbb55d6ce8d3f9a

O VSDC é um editor de vídeo para PC grátis com várias funcionalidades e boa quantidade de recursos. Entre os elementos presentes, estão mistura de cores, sobreposição de objetos, trabalho em camadas, vídeos com efeitos e uso de transparência.

Ainda, traz consigo os principais recursos do Chroma, ferramenta de máscara e funcionalidades para ajuste de cor. O editor possui compressor, filtro, além do criador de vídeo em 360 graus. 

Entretanto, o foco é na funcionalidade, por isso, a interface fica um pouco mais complicada. Inclusive, as atualizações costumam ocupar mais espaço no HD na máquina. Outro ponto relevante diz respeito à inclusão das redes sociais, uma vez que nem todos os perfis são apresentados.   

7. OpenShot

10eee0a35a48e211a1179c8c8ca698d5

O OpenShot é um editor de vídeo para PC de código aberto que roda bem, principalmente, no Windows. Com recursos básicos e avançados, o software tem efeitos interessantes, bem como ferramentas para inserção de cartões de título e marca d’água. 

De interface simples e intuitiva, o editor é fácil de usar, embora seja mais voltado para quem tem alguma experiência em edição. Entre seus principais recursos, podemos destacar títulos integrados 3D, recursos para Chroma Key e áudio da extração de vídeos.   

8. VideoPad Video Editor

78d3fe4ed68866d2104d8d8f5a892e78

O VideoPad Video Editor é um editor de vídeo para PC que, normalmente, está entre os mais recomendados. Dotado de versões gratuita e paga, engloba todos os elementos que um usuário precisa para editar seus vídeos. 

Só para exemplificar, há um kit específico para quem tem Windows 11, além de efeitos, cartões animados e aprimoramento de qualidade dos vídeos. Mas o destaque mesmo vai para o fato de ser expansível por conexão, aumentando o número de ferramentas.

Entre os principais elementos do aplicativo, citamos correção de cor, edição de áudio, biblioteca de transições e efeitos, além de mais de 60 formatos para exportação.   

9. Lightworks

6f406a4c7bf8ed1882bb7dd6a4b3d3b0

O Lightworkhs é um editor de vídeo para PC similar aos demais apresentados na lista, entretanto, com formatos bem populares. Por ele, o usuário pode executar operações básicas, como corte, adição de efeitos, edição de clipes, bem como aprimoramento da qualidade. 

Para iniciantes, é muito indicado por conter tutoriais no site, sem falar na interface simples e intuitiva. A pessoa pode, ainda, editar o vídeo em diferentes configurações de FPS, além de adicionar efeitos multi-camadas. 

Interessante pontuar que se trata de um programa muito utilizado por blogueiros e Youtubers pela praticidade de produção de vídeos mais simples.     

Confira um vídeo com tutorial para iniciantes para uso do Lightworks. 

10. Kdenlive

3aa5a6e4a95f9b0d5e9f8b2d7d53fc00

Por fim, o Kdenlive é um editor de video para PC que, apesar de gratuito, é muito rico em recursos. Primeiro, por hospedar ferramentas de áudio e mascaramento, desde as mais básicas até as avançadas. Em seguida, disponibiliza efeitos (inclusive de faixas variadas) e transição, efeitos de quadro-chave, criação de títulos integrados e classificação de cores.  

A única recomendação é que a pessoa vá salvando o projeto durante sua execução, pois o programa, por vezes, apresenta algumas falhas.  

Acima, listamos os melhores editores de vídeo para PC, com diferentes recursos e funcionalidades. Deste modo, tanto usuários iniciantes quanto profissionais podem as ferramentas, bem como a comparação entre suas versões pagas e gratuitas para avaliação e comparação. 

Tags

Comentários